Desenvolvimento de próteses ortodônticas sob medida com o auxílio das técnicas de tomografia computadorizada e ressonância magnética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48051/2965.4513reccl.v1i1.10

Palavras-chave:

ortodontia, próteses, prototipagem, tomografia computadorizada, ressonância magnética

Resumo

O desenvolvimento contínuo de técnicas e novas tecnologias são aplicadas constantemente na ortodontia, visando a otimização e personalização dos tratamentos. A personalização das próteses ortodônticas afetar diretamente na qualidade de vida, oferecendo uma prótese mais funcional e ajustável aos corpo do paciente, além de diminuir o tempo anestésico e cirúrgico, assim como promover um menor risco de infecções pós-operatória. Nesse contexto, o presente estudo propõe a utilização integrada das técnicas de tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM) para o desenvolvimento de próteses ortodônticas sob medida. Realizamos uma revisão narrativa da literatura para compilar artigos que tratam da temática. Verificamos que todo o processo de prototipagem e impressão é possível com o auxílio das imagens obtidas através da TC e RM. A prototipagem rápida pode ser produzida imagens de tomografia computadorizadas (TC) e/ou ressonância magnética (RM), criando os modelos tridimensionais (3D). Essa prototipagem pode ser útil em ambientes educacionais como em procedimentos cirúrgicos. O protótipo tem a finalidade de servir de teste antes da sua fabricação, é um experimento virtual que tenta imitar um modelo real. Acredita-se que com a evolução de alguns softwares seja possível unir dados de RM, TC e angiografia (método de realização de um exame radiográfico dos vasos sanguíneos) para que se possa reproduzir em um único modelo: tecido ósseo, tecidos moles e vasos sanguíneos. 

Referências

Rocha BA. Desenvolvimento do processo de produção de próteses em ligas de titânio. Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Relatório do Projeto Final Dissertação do MIEM. 2010. 2. Queijo L, Rocha J, Pereira PM, Barreira L, Juan M, Barbosa T. A prototipagem rápida na modelação de patologias. 3º Congresso Nacional de Biomecânica, 2009. 3. Conto F. Reconstrução de defeitos ósseos no complexo craniofacial por meio de próteses individualizadas, estudo piloto. Revista da Faculdade de Odontologia. 2014, 6(1):63-69. 4. Gregolin RF. Modelagem tridimensional da região da articulação temporomandibular a partir da tomografia computadorizada visando o projeto, estudo e análise de prótese personalizada. Tese de Doutorado apresentado à Faculdade de Engenharia. Unesp campus Ilha Solteira. 2017. 5. Mendes BFCT. Desenvolvimento de metodologia digital para projeto e fabricação de próteses extraorais. Relatório do Projeto Final Dissertação do MIEM. Faculdade de engenharia universidade do porto. 2014 6. Alves LS, Souza MJC, Gomes E. Análise retrospectiva de 186 casos de traumatismo maxilofaciais por acidentes de viação. Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina dentaria e cirurgia maxilo facial, 2013, 4(2):79-184. 7. Saura CE. Metodologia para Desenvolvimento de Implantes Cranianos Personalizados, Campinas, 2015. 8. Aydin S, Kucukyuruk B, Abuzayed B, Aydin S, Sanus GZ. Cranioplasty: Review of materials and techniques. J Neurosci Rural Pract. 2011, 2(2):162–167.

Hattori KE, Marotti J, Gil C, Campos TY, Mori M. Inovações tecnológicas em reabilitação oral protética. Ver Gaúcha Odontol, 2011, 59(1):59-66.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-05-31

Como Citar

Nobeschi, L., Lodi, F. R., Goto, R. E., & Capeleti, F. F. (2024). Desenvolvimento de próteses ortodônticas sob medida com o auxílio das técnicas de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Revista Científica Cleber Leite, 1(1), E0102024 – 1. https://doi.org/10.48051/2965.4513reccl.v1i1.10